Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comitê Gestor altera vencimento do Simples Nacional e amplia prazo para entrega da Declaração Anual

    O Comitê Gestor do Simples Nacional alterou o vencimento dos tributos relativos a esse regime. Segundo resolução publicada nesta terça (24/3), a partir do período de apuração março/2009 o vencimento passa a ser no dia 20 do mês subseqüente, prorrogando-se para o dia útil seguinte quando naquele dia não houver expediente bancário. O próximo vencimento, por exemplo, será no dia 20 de abril, referente aos tributos relativos aos fatos geradores ocorridos em março.

    Também foi concedida pelo Comitê a prorrogação excepcional do prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para 4 de maio.

    Confira outras resoluções do Comitê Gestor:

    · Autorização excepcional para que os Estados solicitem declarações das empresas optantes, com os dados necessários para o cálculo do valor adicionado de que trata o § 1º do art. da Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990 (IPM).

    · A retenção do ISS não é cabível quando a empresa prestadora optante pelo Simples Nacional for tributada pelo valor fixo, salvo quando o referido imposto for devido a outro município;

    · As pendências que causaram os indeferimentos de pedidos de opção, a partir de 2009, passam a ser liberadas paulatinamente por cada ente federativo, caso assim se conclua na análise das impugnações impetradas pelas empresas. Após a última liberação, a opção pelo Simples Nacional fica automaticamente deferida.

    O Comitê Gestor de Tributação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, denominado Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que tem por finalidade gerir e normatizar os aspectos tributários do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, é composto por oito membros titulares. O secretário da Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, é um dos dois secretários de Estado que integram o grupo.

    26/03/2009

    Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda

    • Publicações1804
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comite-gestor-altera-vencimento-do-simples-nacional-e-amplia-prazo-para-entrega-da-declaracao-anual/964265

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)